Oradores

Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991 (opção de Planeamento Territorial) e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995. Entre 1990 e 1995 trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes. Foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais entre 1995 e 1997 e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente entre 1997 e 1999. Foi Administrador da Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento, SA, entre 1999 e 2005. Foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2005 e maio de 2008 e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2008 e maio de 2012. Foi Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo desde a sua criação (janeiro de 2009) até maio de 2012. Foi Presidente da Associação dos Portos Portugueses, entre abril de 2008 e abril de 2010. Foi Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactes Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Tem inúmeras participações públicas e como docente convidado na área dos transportes, infraestruturas e território. Entre junho de 2012 e dezembro de 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala em Moçambique. Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto de janeiro de 2014 a novembro de 2015.


José Maria da Cunha Costa é formado em Engenharia Química no Porto; Quadro Superior no Serviço de Acabamentos e no Departamento de Projecto dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo entre 1986 e 1994; Adjunto do Presidente da Câmara de Viana do Castelo entre 1994 e 1997; Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo entre 1998 e 2009 com os Pelouros do Ambiente, Desenvolvimento das Freguesias, Área Social e Desenvolvimento Económico; Administrador de várias empresas em representação do Município de Viana do Castelo: GestinViana ( Parques Empresariais de Viana do Castelo), Serviços Municipalizados de Àgua e Saneamento Básico de Viana do Castelo, Resulima ( Aterro Sanitário dos Vales do Lima e Baixo Cávado), Sociedade Polis Litoral Norte, Empresa de Àguas do Noroeste, Sociedade VianaPolis; Presidente da Câmara Municipal Viana Castelo de 2009 a 2013, reeleito em 2013; Presidente da Assembleia Geral da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis; Presidente da Associação das Cidades do Eixo Atlântico ( 2012 a 2013 ); Vogal Conselho Administração nas Àguas Noroeste em representação CIM Alto Minho; Presidente da RIETE – Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de 2013 a 2015; Presidente da CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em Outubro 2013; Membro Comité das Regiões da UE, no mandato 2013-2017.


Licenciado em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho, pós-graduado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e com curso pós-graduado de atualização em Economia e Políticas Urbanas no IGOT.
Sócio fundador, em 2012, da APRUPP [Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património], tendo assumido o cargo de Vogal da Direção no ano de 2013. Recentemente foi eleito Presidente da Direção desta associação para o triénio 2015-2017.
Quadro permanente da Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento S.A., desde 2001, primeiro como consultor júnior e, desde 2006, como consultor coordenador, onde tem vindo a participar e coordenar projetos, estudos e assessorias nos domínios do planeamento estratégico, políticas urbanas, planeamento e ordenamento do território, desenvolvimento regional e local, primordialmente em Portugal, mas também em Angola e Timor Leste. Nos últimos anos tem centrado a sua atividade em projetos e assessorias técnicas nos domínios da reabilitação e regeneração urbana.


Licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. Em 2010 concluiu o FORGEP – Curso de Formação em Gestão Pública – pelo ISCTE-IUL. Em termos profissionais, assume desde 2012 o cardo de Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP. Do seu percurso profissional destaca-se ainda: de 2007 a 2012 foi técnico do quadro do IHRU com a categoria de Assessor; de 1990 a 2007 foi técnico do quadro do Instituto Nacional de Habitação (INH) com a categoria de Assessor; de 2002 a 2005 foi Deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa, tendo nesta qualidade sido membro da Comissão de Poder Local, do Ordenamento do Território e Ambiente e da Comissão Eventual para os Incêndios Florestais de 2003; entre 1997 e 2001 assumiu o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Lisboa; de 1991 a 1995 foi Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE); de 1994 a 1997 foi Vogal do Conselho Fiscal da TMN; entre 1993 e 1997 foi Membro da Assembleia Municipal de Lisboa; de 1990 a 1993 assumiu funções de Vogal do Conselho Fiscal da Rodoviária Nacional Investimentos e Participações; em 1990 foi Assessor do Secretário de Estado da Habitação e Comunicações; entre 1985 e 1989 foi Vereador da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Cultura e da Reabilitação Urbana, tendo iniciado as operações de reabilitação urbana de Alfama, Mouraria e Olivais Velho, coordenado a elaboração dos primeiros planos de salvaguarda de Alfama e Mouraria, iniciado a implementação do programa RECRIA em Lisboa em 1988 e sido responsável em 1989 pela apresentação da candidatura de Lisboa a Capital Europeia da Cultura de 1994.


(Sem dados disponíveis)


Licenciado e mestre em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. Sócio fundador da Sociedade Augusto Mateus & Associados, onde atualmente exerce as funções de diretor executivo da Sociedade e de responsável pela área Cidades & Regiões. É Professor Convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa onde leciona disciplinas nas áreas da Macroeconomia, Economia Aplicada e do Desenvolvimento e Coesão Territorial. Coordenou equipas de diversos estudos de âmbito regional, setorial, de avaliação de programas e políticas públicas e de análises prospetivas sobre a economia portuguesa. Tem experiência acumulada na definição de metodologias de análise regional, de medição e avaliação de impactes, de prospetiva e planeamento regional, de monitorização e acompanhamento de planos e estratégias de âmbito diverso, bem como estudos específicos sobre variáveis e determinantes comportamentais da economia portuguesa, tais como a demografia empresarial, o empreendedorismo e a competitividade e coesão territorial. Enquanto consultor da Augusto Mateus & Associados na área específica do planeamento e desenvolvimento regional tem coordenado e assumido a orientação técnica de múltiplas estratégias de desenvolvimento de âmbito municipal, intermunicipal e regional, de programas de regeneração urbana e revitalização de cidades e centros históricos, de estudos de enquadramento estratégico de grandes equipamentos estruturantes e de ordenamento de atividades económicas a diferentes escalas de abrangência, bem como de conceção de programas de operacionalização e correspondentes modelos de financiamento.


HELENA ROSETA nasceu em Lisboa, em 1947. Tem 3 filhas e 7 netos. É arquitecta, tendo colaborado com Nuno Portas, Bruno Soares e Sebastião Formosinho Sanches. Foi deputada à Assembleia Constituinte, onde colaborou na redacção do artigo 65º (habitação e urbanismo). Foi eleita para a Assembleia da República em sucessivas legislaturas, primeiro pelo PSD e mais tarde pelo PS. Foi perita da OCDE para a sustentabilidade urbana, presidente da Câmara Municipal de Cascais e presidente da Ordem dos Arquitectos. Fundou o movimento “Cidadãos por Lisboa”, sendo eleita vereadora em Lisboa em 2007. Em coligação com o PS foi vereadora da Habitação e do Desenvolvimento Social em Lisboa. Lançou o programa BIP-ZIP, premiado internacionalmente no âmbito da participação dos cidadãos. Preside à Assembleia Municipal de Lisboa desde 2013 e é novamente deputada à Assembleia da República desde 2015, coordenando o Grupo de Trabalho da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidade da 11ª Comissão Parlamentar. É ainda membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, de que foi Vice-Presidente.


(Sem dados disponíveis)


Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 1993. Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano, pelas faculdades de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Porto em 2000. Exerce funções como Técnico Superior – Arquiteto na Câmara Municipal de Viana do Castelo desde 1993, tendo desenvolvido a sua atividade nas áreas de projeto de arquitetura, projeto de espaço público, planeamento e gestão do território. Entre 2002 e 2012 coordenou a atividade do Setor do Centro Histórico e entre 2003 e 2012 foi Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Durante este período, o trabalho desenvolvido na área do Centro Histórico foi alvo de algumas distinções, entre as quais se destacam o Prémio IHRU 2009 de Construção e Reabilitação – Variante Reabilitação ou Qualificação de Espaço Público, Prémio IHRU 2008 e 2009 de Construção e Reabilitação – Variante Reabilitação Isolada de Imóveis e o Prémio Recria 2006.


Professor e investigador na FCSH da Universidade Nova de Lisboa nas áreas dos estudos urbanos e do planeamento territorial. Pesquisador associado do Observatório das Metrópoles, UFRJ/Brasil. Professor convidado da Universidade Autónoma de Barcelona e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultor da Câmara Municipal de Lisboa para as áreas de descentralização e de reforma administrativa. Consultor do programa Europeu URBACT (Políticas Urbanas, DG Regio Comissão Europeia). Comissário da Carta Estratégica de Lisboa. Coordenador de projectos científicos e aplicados de desenvolvimento e de regeneração urbana. Diversas publicações científicas de âmbito nacional e internacional. Livros mais recentes: Urban Governance in Southern Europe (ed. 2012, Ashgate, Londres); A Cidade na Encruzilhada (2013, Afrontamento, Porto); Governação de Proximidade (INCM, Lisboa, 2014); Em Todas as Ruas (2015, Escritório Editora, Lisboa); A Projecção de Lisboa. Utopias, Visões e Estratégias para uma Cidade em Movimento Perpétuo (ed. 2015, CML, Lisboa). Cronista de temas urbanos no jornal Público. Sócio e co-administrador da livraria Ler Devagar


Fernando Neves Marques é Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 1982. Docente no ensino secundário entre 1982 e 1984. Arquiteto na Câmara Municipal de Viseu entre 1984 e 1996, onde desempenhou o cargo de chefe de divisão na área do licenciamento de edificações urbanas. Entre 1996 e novembro de 2013 manteve atividade enquanto profissional liberal na prestação de serviços nas áreas da arquitetura, consultadoria e fiscalização de obras.
Desde novembro de 2013 desempenha o cargo de administrador executivo da Viseu Novo SRU – Sociedade de reabilitação Urbana de Viseu.


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


(Sem dados disponíveis)


Raimundo Moreno Delgado, Professor Emérito da Universidade do Porto, licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1973, obteve o grau de Doutor em Engenharia Civil (Estruturas), em 1985, e a Agregação em Engenharia Civil (Estruturas) em 1996. Principais funções desempenhadas: Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Presidente do Conselho de Representantes da FEUP, Director do Programa Doutoral em Engenharia Civil da FEUP, Presidente do Instituto da Construção e Director do Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural. Coordenador de um grupo de investigação no domínio da Dinâmica Estrutural atualmente constituído por catorze doutorados. As áreas de Interesse centram-se predominantemente no estudo dos efeitos dinâmicos em pontes em vias de alta velocidade, no estudo do comportamento e risco sísmico de pontes e edifícios e no reforço de estruturas. Orientou uma dezena de teses de doutoramento e duas dezenas de teses de mestrado e é autor de duas centenas de trabalhos científicos, publicados em revistas, livros e congressos. No exercício de actividades no âmbito da engenharia civil foi autor, colaborador e consultor em vários projectos de estruturas.


Patrício Rocha é Professor adjunto do Grupo disciplinar de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É investigador externo do CONSTRUCT (Instituto de I&D de Estruturas e Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). É autor e co-autor de várias publicações científicas em revistas e atas de conferências nacionais e internacionais, sobretudo nos domínios da Engenharia Sísmica, e Reforço de estruturas de betão armado. Co-orienta uma tese de doutoramento na área da caracterização paredes de alvenaria de pedra e orientou e orienta 8 teses de mestrado nas áreas do reforço de estruturas, definições de betão armado em BIM e avaliação de pontes de pedra. Ainda no âmbito das funções fez e faz prestação de serviços à comunidade na área da avaliação, projeto e reforço de estruturas.


António Arêde é Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da FEUP. As suas principais áreas de estudo são Engenharia Sísmica e Reabilitação Estrutural. É autor e co-autor de mais de 100 publicações científicas em revistas e atas de conferências nacionais e internacionais, sobretudo nos domínios de Engenharia Sísmica e Reabilitação de Estruturas Antigas. Orientou e orienta 6 teses de doutoramento e 25 teses de mestrado. É e foi investigador principal de 2 projetos de investigação e membro da equipa de 13 outros projetos. É Director e co-fundador do Laboratório de Engenharia Sísmica e Estructural (LESE) da FEUP. Presentemente as suas atividades têm especial ênfase na análise experimental de estruturas antigas de alvenaria de pedra e também de estruturas de betão armado no moderno, incluindo monitorização estrutural. Presta apoio de consultoria técnica estrutural de construções históricas tuteladas por instituições públicas e/ou privadas. Investigação anterior focou-se no desenvolvimento de modelos numéricos para o comportamento cíclico de elementos de betão armado.


Jorge Branco é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, onde desenvolve investigação na área das construções de madeira. É especialista nos domínios das estruturas de madeira, desde a caracterização da madeira, conceção de ligações ao diagnóstico e reforço de elementos e ligações de madeira. Tem-se dedicado à avaliação da robustez de estruturas, em particular, daquelas localizadas em zonas sísmicas. É Chair do Comité Técnico da RILEM “Reforço de Elementos de Madeira de Estruturas Existentes”, membro da comissão de normalização CT14 e integra a comissão instaladora da Associação Portuguesa da Construção em Madeira e Derivados.


Engº Civil, Mestre em Construção de Edifícios e Doutor em Engª Civil – FEUP. Membro Sénior e Especialista em Estruturas pela Ordem do Engenheiros. Membro Colégio de Ingenieros de Caminos Canales y Puertos – Espanha. Professor Associado, Diretor do Laboratório de Sistemas e Componentes e Diretor do Instituto da Construção da FEUP. Docente e investigador na área dos Edifícios, designadamente nas Alvenarias e Tecnologias de Construção, bem como Gestão e Sistemas de Informação e Classificação na Construção. Autor ou co-autor, de livros e artigos em revistas internacionais e nacionais: Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (2007-2010); Membro de APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projetos; Representação da FEUP no Conselho Estratégico da PTPC- Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção; Representação da APPC – no Sustainable Development Committee junto da EFCA/FIDIC; Representa a FEUP no CIB- W23 Commission, e no CEN/TC 250/SC 6/WG1. Sócio fundador da SOPSEC, S.A., Administrador, responsável pela área de Projecto. Autor e coordenador de múltiplos projetos de edifícios e obras de Engª Civil.


É Doutor em Estruturas em Engenharia Civil desde 1997, Mestre de Estruturas em Engenharia Civil desde 1993 e Licenciado em Engenharia Civil desde 1989. Fundador e Membro da direcção da APRUPP (Associação para a Reabilitação Urbana e Protecção do Património) e actualmente Vice-presidente. Professor auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, Porto. Neste âmbito, é também docente do Curso de Pós Graduação em Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE), sendo desde 2016 membro da Comissão Científica deste curso. É autor e co-autor de mais de 150 publicações científicas em congressos, seminários, revistas técnicas e científicas, de 6 relatórios técnicos para a Comissão Europeia e mais de 130 relatórios técnicos pelo Instituto da Construção da FEUP para a Ex-DGEMN, o Ex-IPPAR/IGESPAR, a DRCN e outras entidades públicas e privadas. Co-organizou, entre outros eventos, conferências nacionais sobre a reabilitação do património construído em parceria com a Ex-DGEMN (2002 e 2005) o Ex-IGESPAR (2010). Orientou e orienta trabalhos de mestrado e doutoramento na área da reabilitação e intervenção em edificado antigo. É Co-autor de: 14 das 30 obras apresentadas no livro “Reabilitação Estrutural – Casos Práticos de Intervenção em Estruturas Patrimoniais”; do livro “Structural Rehabilitation of Old Buildings”; do livro “Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos”.


Nuno Valentim Lopes nasceu no Porto em 1971, é casado e pai de três filhos.
É docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto onde se licenciou em 1995 e concluiu o doutoramento em 2016 com a tese: “Projecto, Património Arquitectónico e Regulamentação Contemporânea: Sobre práticas de reabilitação no edificado corrente”.
É Mestre em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2007).
Colaborou com José Gigante entre 1995 e 2004. Exerce actividade profissional independente desde 1994 e conta com conferências e obras expostas/publicadas nacional e internacionalmente.
É um dos autores do “Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos” coordenado pelo Prof. Vasco Peixoto de Freitas e publicado em 2012.
Desenvolve actualmente o projecto de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão no Porto.
Principais prémios/menções:
2016 – Prémio Nacional de Reabilitação Urbana: Projecto de Reabilitação da Casa Salabert, E-learnig Café do Jardim Botânico da Universidade do Porto;
2014 – Prémio João de Almada: co-autor com Francisco Barata e José Luis Gomes (CEFA-UP) do Projecto de Reabilitação do Edifício de 1928 da Rua Alexandre Braga, autoria do Arq José Marques da Silva;
2013 – Prémio Ibérico de Arquitectura ‘Palmarés Architecture Tecnhal’ na categoria de Reabilitação com a obra: “Centro Dehoniano – Projecto de Reabilitação e Ampliação de Edifício dos anos 30”.
Menções Honrosas do Prémio IHRU 2011 (Remodelação e Ampliação de Duas Habitações em Edifício do séc. XIX, Porto e Reabilitação do Bairro de Lordelo*), no Prémio Nacional de Reabilitação 2013 (Reabilitação de edifício de 1902 para instalação do Atelier des Créateurs no Porto) e no Prémio Architizer A 2015 na Categoria de Educação (Ampliação do Lycée Français International de Porto).
Finalista do Prémio ENOR 2007 (Capela do CREU-IL, Porto), dos Prémios FAD 2009 (Centro de Apoio a Imigrantes São Cirilo e Edifício de Escritórios, Porto) e do Prémio ENOR 2011 (Pavilhão de Acolhimento da Escola Francesa do Porto).
Pelo conjunto da obra do gabinete recebeu em 2011 a Menção “Highly Commended” dos Prémios “WAN 21 for 21” (21Arquitectos para o Século 21).


(Sem dados disponíveis)


Teresa Carvalho Neto é mestre em Construção de Edifícios, pela FEUP, com a classificação final de Muito Bom, apresentando uma tese na área da Segurança Contra Incêndio e tendo sido distinguida com o Prémio Prof. Barbosa de Abreu, para o melhor aluno daquele Mestrado da FEUP (1995). É licenciada em Engenharia Civil, pela FEUP, com média final de 15 valores (1990). É docente do ISEP, desde 1993, com o grau de Professor Adjunto, desde 1997 onde leciona e lecionou ou diversas disciplinas; da Licenciatura em Eng. Civil, Tecnologia da Construção e Eficiência Energética nos Edifícios; do Mestrado em Energias Renováveis, Reabilitação Higrotérmica e Acústica de Edifícios; da Pós Graduação em Reabilitação Urbana; e Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia. Foi Coordenadora da Secção de Construções, responsável pelo NEC – Núcleo de Estudos da Construção e Diretora do Laboratório de Física das Construções. Tem desenvolvido trabalhos para o exterior, nomeadamente: estudos de desempenho térmico, higrotérmica e acústica e ensaios de isolamento sonoro e exposição sonora. É Perita Qualificada e Formadora de Peritos do Sistema de Certificação Energética, pela ADENE, tendo organizado e lecionado, na Fundação Instituto Politécnico do Porto, vários cursos de peritos para profissionais do setor. De 1992 a 1994, trabalhou na Comissão de Coordenação da Região do Norte e de 1990 a 1992, na Fase – Estudos e Projetos, SA, como projetista, no Departamento de Estruturas.


António Curado nasceu no Barreiro em 1973. Licenciou-se em Engenharia Civil em 1996, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalhou como projetista na empresa Vítor Abrantes Consultores, Lda., onde realizou dezenas de estudos e projetos de reabilitação não estrutural, conforto térmico e acústico. Em 2004, conclui o Mestrado em Construção de Edifícios na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo-lhe sido atribuído o prémio Prof. Barbosa de Abreu para o melhor mestrado. Em 2006 integra o 1.º grupo de Formadores de Peritos Qualificados em Certificação Energética dos Edifícios da ADENE- Agência para a Energia, tendo nesse contexto, ao serviço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), formado os primeiros Peritos Qualificados do distrito de Viana do Castelo, onde vive e trabalha. Em 2014 conclui o Doutoramento com Distinção, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a apresentação da tese intitulada “O Conforto Térmico e a Eficiência Energética nos Edifícios de Habitação Social Reabilitados”. É Professor Adjunto do IPVC onde leciona desde 2001. É atualmente o Coordenador do Grupo Disciplinar de Engenharia Civil do IPVC e Coordenador do CTeSP em Eficiência Energética dos Edifícios. Como investigador participa no grupo de investigação Construct-Feup.


Prof. Manuela Almeida
×