9h45
Sessão de Abertura
Presidente do IPVC - Carlos Rodrigues
10h00
TunyStones
CPDS - Cooperativa Tecnológica
João Borlido
11h00
SIG Municipal de Viana do Castelo
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Luis Gonçalves
14h00
Oferta Formativa do IPVC
14h30
Behind The Scenes
Wolf Smart Industries
Leandro Mota, Marcelo Fernandes, Ricardo Lima
16h00
Sessão de Encerramento
Diretora da ESTG - Mafalda Laranjo
A Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia visa acompanhar e antecipar as necessidades de um setor de atividade em crescimento e deficitário no número de profissionais qualificados. O plano de formação contempla uma forte componente interdisciplinar que pretende formar profissionais com sólidos conhecimentos em Computação Gráfica e Multimédia Interativa. Salienta-se uma elevada componente prática que conduz a um domínio profundo dos conceitos, equipamentos e tecnologias, bem como ao desenvolvimento de metodologias de trabalho compativeis com as necessidades e competitividade do mercado de trabalho. Este curso superior foi recentemente acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Após análise da OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos foi registado na mesma e integrado no Colégio de Especialidade de Engenharia Informática.
O CTeSP em Desenvolvimento Web e Multimédia pretende qualificar técnicos/as superiores que, de forma autónoma ou integrados numa equipa, sejam capazes de atuar na conceção, planeamento, desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções no domínio dos sistemas e tecnologias web e na produção e integração de produtos e conteúdos multimédia. Destacam-se as saídas profissionais destes técnicos nomeadamente: o desenvolvimento de conteúdos multimédia interativos; a produção de áudio, vídeo e animação digital; o desenvolvimento e implementação de soluções para a web e a manutenção de Sistemas de Gestão de Conteúdos Web. Os detentores desta formação podem candidatar-se às licenciaturas da ESTG/IPVC, com dispensa de prova de ingresso, nomeadamente a de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e a de Engenharia Informática.
O Núcleo da Computação Gráfica e Multimédia (NCGM) é composto por um grupo de estudantes de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e do CTeSP de Desenvolvimento Web e Multimédia da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG), que tem como objetivo principal representar e promover ambos os cursos. Além disso, o mesmo procura organizar atividades de conteúdos variados com o fundamento de complementar os cursos para que a experiência académica de cada estudante seja ainda mais rica.
A Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia visa acompanhar e antecipar as necessidades de um setor de atividade em crescimento e deficitário no número de profissionais qualificados. O plano de formação contempla uma forte componente interdisciplinar que pretende formar profissionais com sólidos conhecimentos em Computação Gráfica e Multimédia Interativa. Salienta-se uma elevada componente prática que conduz a um domínio profundo dos conceitos, equipamentos e tecnologias, bem como ao desenvolvimento de metodologias de trabalho compativeis com as necessidades e competitividade do mercado de trabalho. Este curso superior foi recentemente acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Após análise da OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos foi registado na mesma e integrado no Colégio de Especialidade de Engenharia Informática.
O CTeSP em Desenvolvimento Web e Multimédia pretende qualificar técnicos/as superiores que, de forma autónoma ou integrados numa equipa, sejam capazes de atuar na conceção, planeamento, desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções no domínio dos sistemas e tecnologias web e na produção e integração de produtos e conteúdos multimédia. Destacam-se as saídas profissionais destes técnicos nomeadamente: o desenvolvimento de conteúdos multimédia interativos; a produção de áudio, vídeo e animação digital; o desenvolvimento e implementação de soluções para a web e a manutenção de Sistemas de Gestão de Conteúdos Web. Os detentores desta formação podem candidatar-se às licenciaturas da ESTG/IPVC, com dispensa de prova de ingresso, nomeadamente a de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e a de Engenharia Informática.
O Núcleo da Computação Gráfica e Multimédia (NCGM) é composto por um grupo de estudantes de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e do CTeSP de Desenvolvimento Web e Multimédia da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG), que tem como objetivo principal representar e promover ambos os cursos. Além disso, o mesmo procura organizar atividades de conteúdos variados com o fundamento de complementar os cursos para que a experiência académica de cada estudante seja ainda mais rica.
A Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia visa acompanhar e antecipar as necessidades de um setor de atividade em crescimento e deficitário no número de profissionais qualificados. O plano de formação contempla uma forte componente interdisciplinar que pretende formar profissionais com sólidos conhecimentos em Computação Gráfica e Multimédia Interativa. Salienta-se uma elevada componente prática que conduz a um domínio profundo dos conceitos, equipamentos e tecnologias, bem como ao desenvolvimento de metodologias de trabalho compativeis com as necessidades e competitividade do mercado de trabalho. Este curso superior foi recentemente acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Após análise da OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos foi registado na mesma e integrado no Colégio de Especialidade de Engenharia Informática.
O CTeSP em Desenvolvimento Web e Multimédia pretende qualificar técnicos/as superiores que, de forma autónoma ou integrados numa equipa, sejam capazes de atuar na conceção, planeamento, desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções no domínio dos sistemas e tecnologias web e na produção e integração de produtos e conteúdos multimédia. Destacam-se as saídas profissionais destes técnicos nomeadamente: o desenvolvimento de conteúdos multimédia interativos; a produção de áudio, vídeo e animação digital; o desenvolvimento e implementação de soluções para a web e a manutenção de Sistemas de Gestão de Conteúdos Web. Os detentores desta formação podem candidatar-se às licenciaturas da ESTG/IPVC, com dispensa de prova de ingresso, nomeadamente a de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e a de Engenharia Informática.
O Núcleo da Computação Gráfica e Multimédia (NCGM) é composto por um grupo de estudantes de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia e do CTeSP de Desenvolvimento Web e Multimédia da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG), que tem como objetivo principal representar e promover ambos os cursos. Além disso, o mesmo procura organizar atividades de conteúdos variados com o fundamento de complementar os cursos para que a experiência académica de cada estudante seja ainda mais rica.
O Blender é um software de criação e modelação 3D, animação 3D e 2D, simulação, renderização, composição e motion tracking, além de edição de vídeo.
Funcionalidades:
Link Para os Materiais do Workshop: Download
HTML 5 (HyperText Markup Language) é a linguagem padrão para criação de páginas web. É utilizada para estruturar o conteúdo e definir a semântica das páginas.
Funcionalidades:
Link Para os Materiais do Workshop: Download
Unity é uma plataforma de desenvolvimento de jogos que oferece ferramentas para criar jogos 2D e 3D, aplicações interativas e experiências de realidade virtual ou aumentada .
Funcionalidades:
Link Para os Materiais do Workshop: Download
Av. do Atlântico Viana do Castelo, Portugal
jcgm@estg.ipvc.pt
+351 258 819 700